3 tipos de marcação no Futebol







Já sabemos que o futebol é a modalidade esportiva mais praticada no mundo. Apesar de possuir muitas características em comum com o futsal, apresenta aspectos físicos, táticos e técnicos que são específicos. Antes de falar sobretipos de marcação, que é o tema desse post, preciso falar de onde vem esse tipo de marcação e como colocá-la nos sistemas táticos no futebol.

No futebol, os principais sistemas são o 4-4-2 (ênfase defensiva); 5-3-2(defensivo); 4-3-3 (ofensivo); 4-5-1 (defensivo) e variações do sistema no decorrer da partida. Por isso, é difícil falar sem considerar a análise subjetiva e as características específicas dos jogadores que compõem determinado sistema. Basicamente os sistemas defensivos são: marcação individual, por zona e misto.

Na marcação individual, cada jogador adversário recebe marcação individual; esse sistema é altamente desgastante e, muitas vezes, exige deslocamentos desnecessários, comprometendo a formação tática da equipe que realiza a marcação. Por isso, é pouco utilizado.

No sistema por zona, a equipe adversária recebe a marcação nas regiões do campo que oferecem maior perigo à defesa. Assim, o adversário que ocupa determinada zona recebe a marcação do jogador responsável por essa zona do campo; esse tipo de marcação é importante, mas muitas vezes permite ao adversário ficar sem marcação no momento em que se desloca entre diferentes zonas.

Para minimizar esse problema, a marcação mais utilizada é a mista, onde o adversário recebe marcação individual dentro de zonas críticas para a defesa, por exemplo, a grande área, e recebe marcação por zona em áreas mais distantes do gol, como o meio de campo. Sem dúvida, o empenho coletivo é determinante para o sucesso da marcação e a conseqüente transição da fase defensiva para a ofensiva.


Guia completo GRÁTIS: Como ser um Professor de Esportes Eficiente . Transforme suas aulas de Esportes e sua carreira com essas dicas!

Você não pode perder:

Exercícios para Professores de Esportes
Cursos e Manuais sobre Esporte para Professores
Grupo de Whatsapp sobre Esporte Educacional



Comente:

3 tipos de marcação no Futebol 3 tipos de marcação no Futebol Editado por Dani Souto Esporte Educacional on 06:42 Nota do Post: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.